Roberta Tassinari nasceu em 1983 em Florianópolis. Atualmente vive e trabalha em São Paulo.  

    Em 2005 finalizou a graduação em Comunicação social – Publicidade e propaganda pela Unisul. Paralelo a universidade participou de oficinas de desenho, pintura e cerâmica no Centro integrado de Cultura em Florianópolis.

     No ano seguinte muda-se para Porto Alegre, onde morou por dois anos cursando especialização em expressão gráfica na PUCRS, e em design gráfico na Unisinos. Em 2007 viaja para o Canadá onde cursa pintura no Emily Carr Institute of Art, em Vancouver.

   Em 2009 ocorre sua primeira participação no circuito de arte contemporânea, com o trabalho Pinturas no 30º Salão ArtePará. No mesmo ano ingressa no mestrado em artes visuais na UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina - sob orientação de Regina Melim.

    De 2008 a 2013 participou do grupo de orientações com o artista Fernando Lindote, e seu interesse se voltava para a investigação de materiais do cotidiano, industriais ou relacionados a tradição da arte, explorando suas potencialidades plásticas - pesquisa que continua desenvolvendo. Ainda em 2013 realiza residência em Nova Iorque. Em 2014 é convidada a dar aula na UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense - na disciplina Pintura e Pesquisa. Em 2016 é selecionada para residência artística na FAAP em São Paulo, e acaba se mudando para a cidade, onde vive até o momento. 

 

    Atualmente coordena grupos de estudos em seu ateliê, com o foco voltado para o aprofundamento da prática artística dos integrantes e algumas atividades como visita a ateliê de artistas e a exposições de arte, elaboração de projeto para editais de exposições. Eventualmente o grupo recebe convidados do circuito de arte que contribuem através de conversas com temas específicos.

  • Instagram ícone social